quarta-feira, 21 de março de 2012

Contrato das Horas

Os caminhos que entram e saem de Arcádia se torcem através do tempo e do espaço. Os perdidos podem retornar depois de uma década em Arcádia para descobrir que apenas quatro dias se passaram, e é comum o contrário também acontecer. Estas cláusulas representam acordos que permitem ganhar algum controle sobre a natureza instável do tempo das fadas. Na verdade, viajar para o passado ou o futuro é impossível para os changelings (e provavelmente mesmo para os gentis), mas changelings que recorrem a esse contrato conseguem atingir resultados notáveis mesmo assim.

O contrato das Horas são considerados universais e custam como contratos de afinidade.


Restauração da Beleza original (•)

Este contrato permite ao usuário transformar um objeto velho, sujo ou corroído em um objeto novo e em melhores condições. Flores murchas passam a parecer recém-colhidas, papel amarelado e carcomido torna-se nítido, branco e novo, metal amaçado e corroído torna-se brilhante e liso.

Custo: 1 ponto de Glamour
Parada de dados: Ofícios + Fado.
Ação: Instantânea
Brecha: O objeto pertencia ao Changeling ou alguém de sua família antes de seu rapto.

Resultados:
Falha Dramática: O objeto envelhece rapidamente e se desintegra em pó.
Falha: A cláusula fracassa, e o dispositivo não é afetado.
Sucesso: Com um toque, o changeling faz com que qualquer objeto de tamanho 3 ou menor tornar-se funcional como se tivesse acabado de ser fabricado. Um exame cuidadoso tanto por especialistas ou instrumentos científicos confirmarão que o objeto é de fabricação muito recente. Um par de sapatos velhos com solas gastas e couro quebradiço aparecem recém feitos com sola de couro nunca usados e recém tratado. Esta cláusula não tem efeito sobre as criaturas vivas. No entanto, ele pode fazer os restos em decomposição de plantas e animais parecem mortos recentemente. Porém esta cláusula não repara qualquer dano que não é causada pela idade e não substitui quaisquer peças que estejam faltando, apenas partes desgastadas ou pedaços que tenham descascado devido a idade e corrosão. Um livro velho que foi rasgado e carbonizado por um incêndio parecerá um novo livro que foi rasgado e queimado por um incêndio. O changeling deve tocar um objeto para afetá-lo.
Sucesso Excepcional: O objeto também é limpo de toda a sujeira e manchas, e torna-se mais resistente a idade com duração três vezes maior que o normal em uso habitual.

Modificadores sugeridos:
-1 O changeling roubou o objeto.
+1 O objeto foi um presente para o changeling.

Momento Congelado (••)

O changeling pode congelar um objeto no tempo por alguns minutos. O objeto não pode ser movido ou prejudicado durante a duração da cláusula.

Custo: 2 pontos de Glamour
Parada de Dados: Raciocínio + Fado.
Ação: Instantânea.
Brecha: O changeling realiza esta cláusula no nascer ou no pôr do sol.

Resultados:
Falha Dramática: O objeto voa violentamente através do cômodo, possivelmente quebrando ou atingindo alguém ou outro objeto.
Falha: O Contrato fracassa, o objeto não é alterado.
Sucesso: O changeling toca um objeto e o congela no tempo e espaço por uma cena. O changeling pode determinar com precisão quantos turnos ele deseja que o objeto permaneça congelado no tempo até o limite da cena, mas uma vez devolvido ao tempo só poderá ser congelado com um novo uso da clausula. Enquanto a cláusula estiver em vigor o objeto está completamente fora do tempo, ele não pode se mover ou ser movido e está imune a todos os danos. Um copo de água que cai quando essa cláusula é usada sobre ele permanece pendurado rigidamente em pleno ar com a água sem derramar até a duração expirar. Além disso, o tempo não passa para o objeto, por isso, se um alarme de relógio tocava quando este foi congelado, ele permanece em silêncio durante o efeito e em seguida termina de tocar assim que o contrato expirar. O changeling pode usar esta cláusula em qualquer objeto com tamanho 3 ou menor e precisa tocar o objeto para usá-lo. Esta cláusula não pode ser usada em criaturas vivas ou mortos-vivos.
Sucesso Excepcional: O objeto pode permanecer congelado no tempo até o próximo nascer ou por do sol, o que acontecer primeiro.

Modificadores sugeridos:
-1 O objeto não foi movido na última cena.
+1 O objeto está em movimento quando o changeling usa esta cláusula.

Adendo, regra da casa: Caso o objeto esteja diretamente ligado ao corpo de um ser vivo, ou morto-vivo, e seu congelamento por ventura lhe prive os movimentos; como usar o poder na roupa de alguém, a parada de dados será subtraída da perseverança + fado do alvo.

Ladrão dos dias (•••)

Este contrato faz com que um objeto inanimado rapidamente envelheça com o personagem apenas olhando para ele. Em poucos momentos o changeling faz com que o objeto envelheça e estrague como se anos ou décadas tivessem passado.

Custo: 2 pontos de Glamour
Parada de dados: Fado + Investigação
Ação: Instantânea
Brecha: O changeling sabe o nome de um ex-proprietário do objeto, que agora está morto.

Resultados: 
Falha Dramática: Algum objeto que o changeling carrega ou usa sofre os efeitos desta cláusula.
Falha: A cláusula fracassa, e o objeto fica ileso.
Sucesso: Olhando fixamente para um objeto a menos de um número de metros igual ao fado da personagem, o changeling pode levar o objeto a se corroer e a se estragar. Cada sucesso causa um nível de dano ao objeto, ignorando sua durabilidade. Se o objeto é examinado por peritos ou instrumentos adequados, todo o dano causado por esta cláusula parecerá ter sido perfeitamente natural e ter sido causado pelos estragos do tempo. O changeling pode afetar qualquer objeto até o tamanho 10 com este poder, mas esta cláusula não pode ser usada para afetar seres vivos ou morto-vivos. Penhores e outros objetos mágicos não podem ser afetados por esta cláusula, pois eles já estão parcialmente fora do tempo.
Sucesso Excepcional: Além das vantagens trazidas pelos muitos sucessos, nenhum bônus especial é concedido.

Modificadores sugeridos:
-1 O changeling não vê o objeto claramente ou pode ver apenas uma parte do objeto, como uma arma em um coldre.
+ 1 o changeling toca o objeto.

Cintilar das horas (••••)

O changeling aprende a alterar o tempo que passa para ele enquanto está na sebe. Ele pode forçar o tempo para passar mais rápido ou mais devagar para si mesmo e seus companheiros enquanto estiverem na sebe.

Custo: 2 pontos de glamour + 1 ponto de força de vontade
Parada de Dados: Raciocínio + Fado
Ação: Instantânea
Brecha: O personagem esmaga um relógio, um cronometro, ou outro instrumento de medida do tempo quando ativa a cláusula.

Resultados:
Falha Dramática: O personagem perde o controle da dilatação do tempo, ao retornar perceberá que passou muito mais ou muito menos tempo do que ele esperava.
Falha: A cláusula fracassa, o tempo para o personagem passa da mesma forma que no mundo dos mortais.
Sucesso: O personagem consegue mudar a velocidade do tempo para si mesmo e seus companheiros enquanto estiverem na sebe. O contrato deve ser usado ao entrar na sebe e afetará aqueles que entraram junto com ele. O personagem pode forçar o tempo a ser mais rápido ou mais lento, a velocidade será modificada de acordo com o número de sucessos que conseguiu.
Sucessos   diferencial de tempo
1 sucesso    x2 
2 sucessos   x3 
3 sucessos   x4
4 sucessos   x5
5 sucessos   x6
Se obtiver três sucessos, fará o tempo passar quatro vezes mais rápido ou quatro vezes mais devagar para ele e seus companheiros enquanto estiverem na sebe. Ele poderia passar oito horas na sebe, e quando retornar ao mundo dos mortais descobrirá que se passaram 32 ou duas horas desde sua partida. Este Contrato é uma excelente maneira de passar o tempo rapidamente para efeitos narrativos ou para retirar-se na sebe para dormir, se curar ou encontrar tempo para terminar um projeto importante em surpreendente recorde de tempo. Um fator limitante desse contrato é que ele sempre afetará todos os indivíduos que estiverem junto ao changeling durante a viagem a sebe; Os efeitos do poder sessam assim que qualquer um dos afetados retornar ao mundo mortal.
Sucesso Excepcional: Além do multiplicador por múltiplos sucessos, nenhuma outra alteração.

Modificadores sugeridos:
-3 O changeling carrega um relógio ou equivalente funcionando.
-1 Qualquer um dos companheiros de viagem tem um relógio ou equivalente funcionando. 
-1 O changeling não pode ver qualquer parte do céu (Olhando através de uma janela conta) quando usa o Contrato.
+1 O Changeling entra na sebe durante o nascer ou o por do sol.

Até outro anoitecer (•••••)

O changeling faz com que uma pessoa ou objeto salte para o futuro. O alvo instantaneamente desaparece e reaparecerá no momento predeterminado. Nenhum segundo parecerá ter passado para a pessoa ou objeto movido no tempo.

Custo: 4 pontos de Glamour + 1 ponto de Força de Vontade
Parada de dados: Investigação + fado ou Investigação + fado contra perseverança + fado 
Ação: Instantânea ou instantânea e disputada
Brecha: O changeling usa esta habilidade quando o objeto ou pessoa está tocando ou passando por uma ponte para a sebe.

Resultados:
Falha Dramática: O changeling acidentalmente desacelera a si mesmo durante uma cena. Reduzindo seu descolamento e total de testes de Iniciativa pela metade (arredondado para baixo) e ganha uma penalidade de -2 a todos os testes de Destreza e Raciocínio durante a cena.
Falha: O Contrato fracassa, o alvo não avança no tempo.
Sucesso: O changeling envia o alvo para o futuro. Ela pode usar este Contrato em qualquer objeto de Tamanho 10 ou menor ou em qualquer pessoa ou criatura sobrenatural. Enviar seres vivos ao futuro requer um teste disputado. O changeling deve tocar o alvo para usar este Contrato. O número de sucessos determina o quão longe no futuro o changeling poderá enviar o alvo. O changeling pode determinar um momento anterior a esse máximo como o segundo exato em que ele deseja enviar o alvo.
Sucessos     Tempo Futuro
1 sucesso    Um turno
2 sucessos   Um minuto
3 sucessos   Uma hora
4 sucessos   Um dia
5 sucessos*  1 semana
* Acrescente uma semana por sucesso adicional.
O alvo aparecerá quando o tempo se passar exatamente no mesmo espaço que ocupa no presente. Se algum objeto ocupar esta posição no futuro, o alvo aparecerá tão próximo da sua posição original quanto possível. Uma séria desvantagem desta cláusula é que o changeling não poderá recuperar o alvo movido no tempo. Uma vez que o alvo tenha sido movido para o futuro nada, nem ninguém terá acesso ao alvo antes da duração da cláusula terminar.
Sucesso Excepcional: Além do tempo atingido pela quantidade de sucessos nenhuma outra característica é acrescida.

Modificadores sugeridos:
-1 O objeto tem menos de um ano de idade.
+ 1 O alvo seria considerado "velho" ou "antigo" pela maioria das pessoas.


Nota: Esse contrato é uma adaptação dos 'Contracts of hours' encontrado no livro Rites of Spring, pag. 102.

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